• 28 de March de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Rouen, a cidade de Joana D`Arc: bate e volta perfeito de Paris!

Rouen, a cidade de Joana D`Arc: bate e volta perfeito de Paris!

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Rouen, Normandia - França. Conheço muitas cidades e vilarejos na França. São mais de vinte anos que vou ao país, ao menos uma vez por ano. Confesso, também, que Rouen não estava entre as prioridades, apesar da proximidade de Paris, cerca de uma hora e meia de trem. Lugar importante da Normandia, conhecida por guerras, lutas e o fatídico episódio que culminou com a execução de Joana d’Arc em 143, a cidade é pouco visitada por brasileiros.  Séculos se passaram e a capital da Alta Normandia deixou o passado de conflitos e invasões para se tornar um destino turístico charmoso e cheio de história.


Rouen, cidade medieval moderna


Para começar é muito fácil chegar de trem, ônibus ou carro. São apenas 135 km de Paris. A proximidade do mar e do campo permite que a gastronomia mescle desde excelentes queijos e carnes a maravilhosos frutos do mar. Um dos pontos altos de Rouem, para mim, é que a maioria das atrações está no centro e você pode percorrer todas a pé. Ao andar pelas ruas é nítido ver como a qualidade de vida, do ensino e de moradia tem atraído uma juventude cheia de energia.


Museu de Belas Artes com grande acervo

Os pintores Claude Monet e Pierre Auguste Renoir já sabiam disso no passado e registraram muito da cidade em suas telas. Só a Catedral de Rouen foi pintada em uma série de mais de trinta telas de Monet. É nítida a importância da arte e arquitetura nesta cidade. Ao percorrer as atrações, eu me encantei com os marcos históricos, as igrejas, os museus, as ruínas, os restaurantes, os antiquários e, fundamentalmente, o astral. As marcas do tempo estão em cada rua mas o frescor da juventude hoje escreve hoje um novo capítulo da história de Rouen. Anote as dicas e #partiuRouen.


Le Couronne: funcionando desde 1345

Até porque é um excelente passeio se você já foi várias vezes a Paris e quer conhecer algo novo, mágico mas sem ter muito trabalho. É ideal para passar dois dias mas, se não tiver todo esse tempo, um bate e volta será inesquecível. Anote o meu roteiro e, se tiver mais dúvidas, escreva para nós no contato@oquevipelomundo.com.br
Meu roteiro de um final de semana incluiu:
Museu de Belas Artes (Musée des Beaux Arts) Um dos mais encantadores e completos acervos fora de Paris. Merece a visita. Meio dia por aqui é obrigatório.
Praça do Antigo Mercado (Place du Vieux Marché). Ótima para fazer compras de produtos de toda a Normandia ou simplesmente bater perna.


Catedral de Rouen marco da cidade


Memorial Joana D´Arc (Historial de Jeanne d’Arc). Imperdíve! Reserve meio dia. Descubra a história desta mártir em um memorial moderno e interativo.
Igreja de Santa Joana D´Arc (Église Sainte-Jeanne d’Arc). Momento de relaxamento e peregrinação interna. Não deixe de conhecer. Se estiver muito frio se abrigue no calor gostoso. Se estiver muito quente o ambiente dentro é quase refrigerado de tão fresco!


Uma viagem pelo tempo com o grande relógio medieval


Catedral de Rouen (Cathédral de Notre-Dame de Rouen). O grande marco de Rouen: sua construção começou em 1030 e somente foi concluída em 1506. Para dar uma ideia de sua grandiosidade, em 1880 suas duas torres eram consideradas as mais altas do mundo!


Toda a história de Joana D' Arc em um único lugar

Grande Relógio (Gros Horloge). Um passeio bucóico pelo centro desta adorável cidade medieval. Para para observar o relógio medieval que funciona perfeitamente até hoje.
Restaurante La Couronne. Abriu como albergue em 1345 atendendo viajantes e moradores para comer, beber e dormir. É considerado hoje o restaurante mais antigo da França que permence aberto ininterruptamente. A comida não é inesquecível, mas o lugar sim!


Jornalista Paulo Panayotis

Jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis viajaram para Rouen a convite da CCHotels, que representa o destino no Brasil, com seguro viagem Travel Ace e chip de internet ilimitada Skillsim. 

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis (créditos obrigatórios)

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS