• 17 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Banzeiro é um pedacinho gostoso da Amazônia em São Paulo

Banzeiro é um pedacinho gostoso da Amazônia em São Paulo

Categoria: Gastronomia

Chef Felipe Schaedler aposta na gastronomia para despertar sobre as riquezas amazônicas

São Paulo - Tem pirarucu, tucumã, matrinxã, cupuaçu. Tem uarini, murupi, baru, tucupi. Tem jambu, tacacá, aviú, tambaqui, pacovã, cumaru... Tem tudo isso e muito mais. Tem o talento do chef Felipe Schaedler por trás das panelas do restaurante Banzeiro, que abre as portas nesta segunda-feira, dia 26, em São Paulo. Fomos conferir a novidade e encontramos um show de criatividade à base de ingredientes da Amazônia.

Nas águas mansas do rio Amazonas, já deslizou o barco hoje pendurado na parede. Quem conta essa história é Ivar Schaedler, pai do chef Felipe Schaedler. “Tudo aqui tem muita história”, explica enquanto conversa com os convidados na noite de soft opening.

Dividido entre as mesas e a cozinha, o chef não esconde a alegria de desbravar a selva de pedra ao abrir o restaurante Banzeiro, na capital paulista. Afinal de contas encontrar espaço numa metrópole com mais de doze mil restaurante e bares é, no mínimo, um bom desafio.

E desafios fazem parte da vida deste jovem há algum tempo. Aos 15 anos se mudou para Itacoatiara, região metropolitana de Manaus, quando os pais foram trabalhar lá. O universo da gastronomia chegou um pouco depois, quando a família abriu uma pizzaria. Felipe entrou na cozinha e não saiu mais. Com a experiência e o sucesso da pizzaria veio a ideia de abrir um restaurante em Manaus com ingredientes de primeira e bom atendimento. Nasce então em 2009, o restaurante Banzeiro.

Na conversa, entre pratos, ingredientes, viagens e descobertas, Felipe nos lembra que não podemos deixar de provar o tambaqui. Ele escolhe nossas entradas enquanto volta para a cozinha.

Formiga saúva com espuma de mandioquinha, sardinha de rio e costelinha de tambaqui agridoce. Apresentação impecável, louças cuidadosamente escolhidas.

Felipe admite que a logística de trazer os ingredientes da Amazônia não é tarefa fácil. Mas conta com o apoio da matriz para facilitar a compra e entrega aqui.

Outra atração do lugar são os drinques inusitados. Pimenta de cheiro, jambu, cupuaçu se misturam com rum, cachaça, vodka, whisky, aperol.

O resultado é surpreendente.

Não deixe de experimentar!

Pirarucu com cogumelos e camarões com feijão manteiguinha vêm no ponto.

Cupuaçu com brigadeiro e bolo de macaxeira completam o menu.

 Vale lembrar que a dica escrita na carta de sobremesas deve ser levada a sério: “Preserve! Um lugar para a sobremesa (e a Amazônia). Banzeiro chegou mesmo em boa hora por aqui.

Quer saber mais? Veja o vídeo abaixo.

Serviço:
Restaurante Banzeiro - Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi – São Paulo-SP - Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 11h30/15h30 e 19h/23h30 | Sábado: 12h/16h e 19h/0h | Domingo: 12h30/17h - Telefone: 2501-4777

23.08.2019

Adriana Reis