• 19 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Le Relais Plaza

Le Relais Plaza

Por: Adriana Reis Categoria: Gastronomia

Paris - França - Os gerânios vermelhos da fachada do icônico hotel Plaza Athénée me lembram que a primavera invade Paris. É sempre bom voltar aqui. O hotel “palace" mais famoso da ‘Cidade Luz' se orgulha de sempre ter uma novidade. 

Desta vez é a exposição « Naturellement » Plaza. No momento que o mundo discute a conflituosa interação entre o homem moderno e o meio ambiente, a Art Photo reúne obras de 14 artistas internacionais contemporâneos que revelam a conexão com a natureza. 

Não podia ser mais atual. Trata-se de um olhar moderno sobre as preocupações ambientais. 

Sigo de lá direto para o restaurante Le Relais Plaza. Sua atmosfera tipicamente parisiense chique nunca sai de moda. Esta brasserie 'Art Déco', aberta em 1936, é inspirada no elegante navio Le SS Normandie. Seu cardápio revive clássicos, traz ares de modernidade sem nunca abrir mão dos melhores produtos. É uma escolha sem erros em meio a permanente efervescência gastronômica francesa. 

A mesa onde estou era a predileta do famoso maestro austríaco Herbert von Karajan, que esteve à frente da Filarmônica de Berlim e da Ópera de Viena. Aliás, quando o assunto é celebridades, teria que ficar dias e dias para citar quem já passou por aqui. Desde as musas Marlene Dietrich e Brigitte Bardot, atores americanos como Alec Baldwin, até os cantores Bono Vox e Rihanna. E já que estamos falando de ’stars’, o chef Philippe Marc, escolhido por Alain Ducasse, é quem comanda o show por trás das cortinas da cozinha. Na casa desde 2000, ele dá seu toque de originalidade às criações gastronômicas  . O resultado é uma mistura de clássicos da cozinha francesa com toques de modernidade sem excessos. Uma taça de champanhe rosé é a sugestão do sommelier Christophe Fauchard, que se orgulha de estar por aqui há mais de três décadas.

Para homenagear a Borgonha, região onde moro atualmente, saborosos fougères chegam à mesa. São uma espécie de carolinas com queijo. Delicados bolinhos de ricota com recheios cítricos são servidos embalados em geleia de pimentão. Uma explosão de sabores.  Fauchard sugere um Pouilly-Fumé e um Riesling para as entradas e um Chateneuf-du-Pape e um Château Marjosse. 

Um fresquíssimo tartare de lagostins com creme de cítricos e ervas frescas é a entrada do dia. 

Vieiras laminadas com trufas têm um sabor inusitado numa perfeita combinação de mar e terra. 

O cordeiro com hortelã e o famoso risoto de trufas são os pratos principais perfeitos na escolha desta noite.

Ambos acompanhados de um Chateneuf-du-Pape e um Château Marjosse respectivamente. 

Encerro esta noite com queijos e chocolate amargo.

Para quem quer ir a um restaurante marcante na história de Paris Le Relais Plaza é uma escolha perfeita. Há dois menus fixos servidos tanto no almoço quanto no jantar. Os preços são 56 euros com entrada e prato ou com a opção prato e sobremesa. E 68 euros com entrada, prato principal e sobremesa. Se a escolha for por outros pratos do cardápio o preço é  mais alto. Reservas são imprescindíveis  já que a procura é muito grande. O serviço é impecável do começo ao fim. Com mais de oito décadas de existência Le Relais Plaza está mais em forma do que nunca e cheio de vitalidade.   

Serviço

Le Relais Plaza - Hotel Plaza Athénée -  25 avenue Montaigne - 75008 Paris - Para informações e reservas, clique aqui.

Por Adriana Reis

Jornalistas estiveram no Relais Plaza à convite da Dorchester Collection representada no Brasil pela Sahão Marketing & Consultoria. Eles viajam com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace, A Casa do Chip e Alitalia.

Crédito das fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo

31.03.2020

 

Veja o vídeo da Dorchester Collection sobre um delicado passeio por Paris: