• 1 de May de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Le Meurice: hotel palácio que reúne luxo e história como nenhum outro em Paris!

Le Meurice: hotel palácio que reúne luxo e história como nenhum outro em Paris!

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Hotelaria

Le Meurice - Paris: “hotel palace” reúne luxo e história como nenhum outro!

Prédio tombado pelo patrimonio histórico francês onde fica o Le Meurice

Paris - França. “Destrua totalmente Paris”. Essa foi a ordem, dada pessoalmente por Adolf Hitler, no final da Segunda Guerra Mundial, para que o general Dietrich von Choltitz explodisse a ‘Cidade Luz’ antes de se retirar com as tropas nazistas. Mas o que tem isso a ver com um hotel de alto luxo, um dos mais tradicionais e icônicos do Ocidente?

Le Meurice by Alain Ducasse: um dos restaurantes do Hotel inspirado nos Castelo de Versailles

É que aqui, no hotel Le Meurice, da prestigiosa rede Dorchester Collection, estava instalado o alto comando de Hitler fora da Alemanha e foi de uma das suítes, com vista para o Jardin des Tuilleries, que o general Von Choltitz, grande admirador de arte, em especial da cultura francesa, desafiou o ditador e não cumpriu as ordens de Hitler.

Vista da Torre Eiffel ao fundo e do Jardin des Tuilleries, em primeiro plano, de uma das suites do Le Meurice

Graças a um inimigo declarado, Paris não foi destruída e segue mostrando ao mundo grande parte da história e da cultura. O hotel Le Meurice, um dos mais luxuosos e discretos de Paris, foi inicialmente inaugurado na cidade portuária de Calais, às margens do Canal da Mancha, por um agente do correio francês que, de olho nos passageiros que vinham da Inglaterra, abriu uma hospedaria cuja proposta era hospitalidade com excelência. O nome dele? Charles-Augustin Meurice, daí o nome Le Meurice.

Classudo Bar 228 do Le Meurice

Como percebeu que Calais era apenas um vilarejo de passagem e o destino final era sempre Paris, monsieur Meurice não teve dúvidas. Abriu, em 1835, as portas de sua elegante ‘hospedaria’ na Rue de Rivoli. Logo, o lugar atraiu personalidades e nobres, incluindo a rainha Victoria que se hospedou por lá em 1855. Há muitos anos, ocupa um prédio único tombado pelo patrimônio histórico.

Suite: sala ampla, vista para Les Tuileires e doces de Cedric Grolêt

Atualmente são 160 acomodações com decoração clássica e todas as modernidades, incluindo suítes únicas com terraço e obras de arte. Para os amantes da gastronomia, como eu, é aqui que está também um dos meus restaurantes preferidos: o Le Dalí!

Restaurante Le Dali, um dos meus preferidos em Paris

O nome é uma homenagem a um dos seus ilustres “habitués”, o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí. “
Contam as lendas que Dalí dava festas frequentes regadas a champanhe em sua suíte. E que uma vez ele insistiu tanto que conseguiu levar sua motocicleta preferida para dormir com ele, no quarto”, conta Cinthia Sunnen, responsável pela comunicação do hotel. Com vários restaurantes de alta gastronomia, o Le Dali é dos meus preferidos na capital francesa. Com teto encomendado à Ara Stark, filha do design francês Philippe Stark, é uma viagem surreal por sabores e cores de Dalí. Quase sente-se a presença dele por ali.

Jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis no restaurante Michelin do Le Meurice

Durante minha estadia no hotel Le Meurice, a sensação é de estar hospedado no Palácio de Versailles versão século 21! Principalmente no restaurante duas estrelas Michelin, o Le Meurice Alain Ducasse, onde também é servido o café da manhã. Inesquecível. Minha suíte, de frente para o Jardin des Tuileries, era clássica e ao mesmo tempo moderna.

Minha suíte de frente para o Jardim des Tuilleries: simplesmente excepcional!

Não é à toa que figuras como a rainha Vitória, Pablo Picasso entre outros passaram e sempre retornaram ao icônico hotel palace. Aliás, são 31 hotéis franceses que possuem a classificação  ‘palace’. Para obter esta qualificação é preciso ser excelente em mais de 200 critérios, como ter restaurantes gastronômicos reconhecidos, mínimo de dois funcionários por quarto, localização excepcional, arquitetura histórica etc.

Suite onde Salvador Dali morou 

Aliás, para mim, a localização do Le Meurice é a melhor entre quase todos os hotéis nos quais já me hospedei em Paris nos últimos 25 anos. Nada como acordar diante do Jardin des Tuilleries, ao lado da Place de la Concorde, a dois passos do Musée du Louvre, do ladinho do novo Hôtel de la Marine, com as lojas das melhores marcas mundiais praticamente na esquina. Isto sem falar da famosa pâtisserie Angelina. É uma experiência única se hospedar no Le Meurice e mergulhar num pedaço da história mundial.

Doces do mágicos do patissier Cédric Grolet: divinos! 

Mas vale também ir tomar um drinque no Bar 228, provar o chá da tarde ou jantar no Le Dalí ou experimentar as delícias estreladas de chef Alain Ducasse no Le Meurice e encerrar esta viagem gastronômica com os maravilhosos doces do chef patîssier Cédric Grolet, que são verdadeiras obras de arte! “Noblese oblige”, meu amigo, nobreza obriga! À bientôt!

Champanhe, doces de Cédric Grolet e muito conforto na chegada ao Le Meurice

Serviço:
Le Meurice 228 rue de Rivoli Paris

fotos : Paulo Panayotis & Adriana Reis (podem ser utilizadas desde que citem a fonte OQVPM)

Jornalista esteve no hotel ‘Palace’ Le Meurice a convite da Dorchester Collection, representada no Brasil pela Sahão Marketing & Consultoria, e viajou com seguro viagem Universal Assistance e chip A Casa do Chip

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS