• 22 de September de 2017
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Atentado em Paris

Atentado em Paris

Categoria: Geral

O portal de video turismo O Que Vi Pelo Mundo normalmente publica informações e dicas relacionadas a viagens e turismo. Neste instante, no entanto, abrimos uma exceção para manifestar aqui nosso repúdio ao atentado terrorista desta quarta-feira(07 jan 2015) que culminou com a morte de 12 jornalistas na França.
Algumas informações sobre este atentado podem ser encontradas aqui.
Abaixo, reproduzimos nota do presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil(ACB)sobre o horror ocorrido nesta quarta-feira em Paris, na França.
Paulo Panayotis - Publisher OQVPM

Demonstração de ódio em nome de uma religião que pede paz

"Mais uma vez, estamos presenciando a barbárie na história humana com o atentado de fundamentalistas islâmicos à revista de sátiras "Charlie Hebdo", que matou 12 pessoas, nesta quarta-feira (7), em Paris.
Entre os mortos estão o editor e chargista Charb (Stephane Charbonnier), os desenhistas Cabu, Tignous e o famoso cartunista Wolinski. A revista já havia sofrido um ataque em novembro de 2011, em uma tentativa dos terroristas de incendiar sua sede.
Em setembro de 2005, o jornal dinamarquês Jyllands-Posten publicou 12 charges que se utilizavam da imagem do profeta Maomé, que pela fé islâmica não pode ser representado em imagem qualquer, para atacar os radicais que utilizam a religião para promoverem o terrorismo no mundo. Esse acontecimento inflamou a já difícil relação do Ocidente com os povos islâmicos.
Por mais que um veículo de mídia - neste caso, de desenhistas - esteja desrespeitando esses preceitos religiosos, não se justifica essa violência, que é prejudicial aos próprios povos do Islã, já que o termo "islã" está ligado à palavra árabe salam, que significa paz - o que indica o caráter pacífico e tolerante da fé islâmica.
Repudiamos, sempre, todo e qualquer ato de violência à liberdade de expressão. O desenhista é justamente o artista que busca a defesa dos mais fracos e oprimidos, desde que as charges começaram há 200 anos. A palavra "charge" é francesa e significa "carga", por ser sempre uma carga crítica aos governos e dogmas que mancham os direitos humanos e a livre expressão. Esses mesmos desenhistas, mortos, foram críticos em suas vidas em relação aos governos que oprimem povos de países do terceiro mundo.
Casos de abusos sempre devem ser resolvidos nas formas jurídicas e de manifestações pacíficas para que o mundo saiba que somos seres que se tratam como humanos e não como irracionais.
Esperamos que esse triste acontecimento seja um exemplo de intolerância a ser varrido das relações humanas para que a morte desses jornalistas e desenhistas não seja em vão.
Estamos em luto total."

José Alberto Lovetro (Jal)
Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil - ACB
07 de janeiro de 2015

Maiores informações - Bete Faria Nicastro | Diretora
bete@waycomunicacoes.com.br
(11) 3862-1586 • (11) 3862-0483 • (11) 99659-2111

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS