• 18 de August de 2017
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Villa Cora: tesouro real no coração da Toscana

Villa Cora: tesouro real no coração da Toscana

Por: Adriana Reis Categoria: Colunista


As árvores seculares do Jardim de Boboli me dão as boas vindas. Quer o destino – e minha sorte – que eu tenha o privilégio de visitar Florença pela terceira vez. São 11 horas da manhã do último domingo de outono de 2016 na Itália.“Buonasera. Posso guardar seu veículo?”, pergunta o gentil funcionário do icônico Villa Cora. O hotel, instalado no meio de um parque centenário, está a uma curta caminhada do centro histórico de Florença. Meu quarto ainda não está pronto. Perambulo pelo palácio, antiga residência aristocrática erguida no final do século XIX. “Quer que estacionemos seu carro? “


Detalhes antes mesmo da chegada 

Chiara Franciosi é diretora assistente de marketing. Mas antes de tudo é uma italiana. Seu sorriso e simplicidade me cativam desde o primeiro instante. Com uma energia incessante, esbelta, um “q” de menina,  percorre comigo a antiga propriedade do Barão de Oppenheim.


Há uma profusão de estilos arquitetônicos misturados aqui no Villa Cora, explica ela, porque quando foi construído, no século 19, era comum este tipo de ecletismo decorativo”. De fato, todo o lugar é de um luxo estonteante. Me sinto dentro de um palácio.

Restauração impecável 

São 45 quartos, entre apartamentos e suítes. “Tudo restaurado nos mínimos detalhes, exatamente igual ao período em que foi construído”, arremata ela. As espetaculares roseiras são a prova disso. A imperatriz Eugenia, viúva de Napoléon III, foi uma das primeiras proprietárias e era apaixonada por flores.


Jardins perfumados desde sempre...

Hoje, roseiras podem ser vistas emoldurando cada recanto de Villa Cora.Inclusive nos belíssimos banheiros.

Do campo para o banho

Todas as amenities desenvolvidas especialmente para o hotel são à base de rosas.

Cuidado com os detalhes históricos

Uma após a outra, as dependências surpreendem pelas riqueza de detalhes e fiel semelhança aos originais. Dos quartos ao restaurante piscina, tudo foi meticulosamente restaurado.Fico em uma suíte recém renovada, com vista para um bosque que explode com as cores de outono estampadas em cada árvore, cada recanto.

Os detalhes realmente surpreendem pelo bom gosto e fidelidade ao estilo toscano de palácio.

SPA Villino Eugenia, luxo e discrição

As únicas áreas totalmente novas são o spa, instalado no subsolo do prédio anexo, chamado de Villino Eugenia. A badalada esteticista Sarah Chapman, que trata dez entre dez estrelas em Londres, assina os tratamentos. Jacuzzi aquecida, sauna, duchas e espaços para tratamentos farão você sair de lá se sentindo uma celebridade.

Estou no restaurante Le Bistrot, que fica de frente para a belíssima piscina aquecida - inclusive no inverno.
 

“Vou servir para vocês um excepcional vinho branco. Ainda há uma última garrafa depois do número de convidados que tivemos ontem”, diz a somelier Stephanie de Jongh. Para minha surpresa, esta ex-atriz, que já trabalhou com Marieta Severo e outras estrelas brasileiras, oferece o vinho falando português! Sim, ela é brasileira! Mas o que você faz aqui, quero logo saber?

Trabalhei em diversos restaurantes no Brasil. Recebi um convite para vir para cá e resolvi me atirar de cabeça, esclarece a desencanada jovem. Como assim? E sua carreira no Brasil? “Por enquanto quero me dedicar ao mundo dos vinhos e mergulhar cada vez mais fundo no mundo particular de Villa Cora e da cultura italiana”, afirma ela com atitude mas simplicidade. “Vai almoçar?” Não, vou jantar, mas passei por aqui para conhecer o lugar e tomar algo refrescante, explico.Imediatamente chega outra simpática atendente trazendo bruschetas fresquinhas. “Beber sem comer é impossível na Itália”, avisa ela em um inglês com forte sotaque italiano! Só na Itália isso é possível, penso eu. Quanto mais em um cinco estrelas que pertence a rede Relais & Châteaux  e recentemente passou a integrar também o seleto grupo Leading Hotels of the World. É, o Villa Cora faz parte das duas mais prestigiosas redes de hotéis de luxo do mundo.

“Aproveitem sua estadia”, arremata Stephanie, esta paulistana filha holandeses e brasileiros. Surpresas que só as viagens podem nos proporcionar.

Além do Le Bistrot, o Villa Cora ainda oferece o Il Pasha, de inspiração moura  e comida clássica italiana, dois bares, Le Bar Long Le Pool Bar e ainda o Cigar Room para aficionados por puros!

Inovação e cozinha clássica juntas

No jantar, o serviço do chef Alessandro Liberatore propõe cozinha clássica toscana com toques  de inovação inventiva sempre com produtos locais de excelência. Fresquíssimo e requintado, toda a experiência à beira da piscina foi muito boa. “Nos vemos amanhã”, me surpreende Chiara, que, quase dez horas da noite ainda estava impecável inclusive no sorriso? Claro Chiara, “fino a domani”(nos vemos amanhã).

Até amanhã.  Antes de terminar a noite, com a alma e o corpo alimentados, ainda tenho tempo para andar em silêncio pela belíssima propriedade. E termino a noite no Bellevue Roof Terrace.

Bellevue Roof Terrace, o lugar certo para terminar a noite

O lugar, durante o verão, tem uma vista privilegiada de Florença. Fico ali, feliz comigo mesmo, imaginando como seria a vida há muitos, muitos anos atrás.  Più tardi Villa Cora. A presto.

Villa Cora: um palácio contemporâneo


Serviço:

Informações e reservas : Villa Cora - Viale Machiavelli, 18, 50125 - Florença - Itália
 

O jornalista se hospedou a convite da Key Partners que representa o hotel no Villa Cora no Brasil

Crédito das fotos: Adriana Reis / Divulgação Villa Cora