• 19 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

La Bastide de Marie: experiência para a vida toda!

La Bastide de Marie: experiência para a vida toda!

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista


Ménèrbes, Luberon- França
. Da estrada não se vê nada. Apenas a placa: Domaine de Marie – A.O.C. – Côtes de Luberon. Ao final de uma pequena estrada de pedras, um grande portão de ferro esconde uma das melhores experiências da Provence. Alias, é isso que o prestigiado grupo Maisons & Hotels Sibuet propaga: experiências! São apenas 12 propriedades em território francês. Todas com um toque pessoal. A família Sibuet trata de todas e de cada uma como se fosse sua própria casa.

Em meio a vinhedos centenários um domínio tradicional de destaque

Boa música chama a minha atenção. Do lado de fora da janela de minha suíte – que se abre para os vinhedos do Domaine de Marie – um trio toca jazz: clássico, sonoro, perfeito! É final de tarde e o gostoso sol da primavera emoldura a cena.  A casa, sede de uma fazenda do século XVIII, transpira nobreza e simplicidade ao mesmo tempo. Algo difícil de traduzir para quem nunca esteve na Provence! Assentada em grossas e bem talhadas pedras, a propriedade esta em meio a 57 hectares de antigas oliveiras que sim, produzem ainda hoje. Tudo foi restaurado porém preservado. Do estilo aos detalhes. Mas principalmente a alma! Sim, o lugar tem alma, e é quase palpável! Aqui e ali o verde das vinhas troca olhares com o azul da lavanda e o vermelho sangue das roseiras.

Nobreza e simplicidade ao mesmo tempo

A cada olhar uma descoberta, um prazer estético, uma paz enorme! O crepitar da enorme lareira na sala de estar lembra que, mesmo na primavera, faz frio, especialmente de madrugada e ao nascer do dia. Um cheiro gostoso de lenha queimada se mistura com essências de óleos naturais. Inesquecíveis são as caixas com frutas, legumes e sensações que repousam na entrada do restaurante. Amenities “Pure Altitude” e mimos de todo tipo espalham-se pelos quartos, aposentos, piscina.  ”Praticamente tudo o que se come é produzido na propriedade ou a um raio de 50 quilômetros” explica a diretora geral da Bastide de Marie, Mireille Baud, que conduz com serenidade e mão de ferro a Bastide.Gostamos de ser autênticos como a vida , completa ela, que trabalha há décadas com a família Sibuet.

A Provence verdadeira

Um prato de guloseimas provençais chega à minha mesa: charcuterie (frios), legumes crocantemente  frescos, pão tostado, pasta de azeitonas!

À minha frente o campo, ao meu lado uma taca de vinho rosé.

Mireille Baud, diretora geral do Bastide de Marie

Chique, sóbria e luxuosa, a propriedade se confunde com a diretora. Ou seria o contrário? Me lembra a matriarca Jocelyne Sibuet. Conheci Mme Sibuet em St. Barth, onde o grupo abriu há poucos meses sua primeira propriedade fora da, digamos, França clássica. Isto porque a paradisíaca ilha de St. Barthélemy é território francês. Tive o privilégio de participar do primeiro almoço oferecido na Ville Marie, em St. Barth. Ali comecei a entender o conceito dos hotéis Sibuet.

Suíte tradicionalmente provençal

Cada propriedade do grupo é um universo próprio, com histórias próprias, autênticas, consistentemente históricas. Há mais de três décadas o toque familiar, porém moderno, fez do grupo uma referência em hotelaria de alto luxo. Já havia adorado a propriedade de St. Barth.

Casal observa o por do sol a partir da propriedade


Me apaixono pela de Ménèrbes. Principalmente após conhecer uma casa que pode ser alugada por famílias e que fica em um canto afastado da propriedade. Com quatro quartos , toda a infra estrutura do hotel mas com a maior privacidade possível, visito cada aposento com olhos de cobiça, planejando meu retorno. Nunca sei quando voltarei novamente para esta região que enfeitiça a cada visita. Mas uma coisa eu sei: voltarei mais e mais vezes. Reluto em deixar a propriedade cravada no meio da Provence autêntica.

Da terra para a mesa

Uma experiência da campanha francesa, da Provence, ou, como a chamavam os romanos, da província!  Deixo para trás os nobres ciprestes e as oliveiras centenárias ao som de um galo cantando alegremente em uma manhã ensolarada do Luberon. E saio pensando... simplicidade, sabores autênticos, vida em ritmo real: quer luxo maior?

O jornalista se hospedou a convite do grupo Maisons & Hotels Sibuet representado no Brasil pela AD Comunicação

FOTOS: Créditos obrigatórios : Paulo Panayotis/Adriana Reis

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS