• 19 de February de 2018
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

The Dunstane Houses - Hospitalidade em dose dupla

The Dunstane Houses - Hospitalidade em dose dupla

Por: Adriana Reis Categoria: Colunista
Por Adriana Reis 

Edimburgo – Escócia – Tem país novo na minha lista. É a Escócia! Se soubesse que ia me apaixonar tanto por este lugar, teria vindo antes. Isso sem falar que morei duas vezes em Londres e nunca tive tempo nem colocava esse país na lista de prioridades. Agora não vejo a hora de voltar.

Castelo de Edinburgh – Escócia

Pouco menos de quinze minutos de carro separam a estação principal de trem de Edimburgo, Waverly, do meu hotel: The Dunstane Houses. “Houses” porque na realidade são dois hotéis. The Dunstane House de um lado da rua e The Hampton House do outro.

Fachada – Hotel The Dunstane

Do lado de fora do The Dunstane House vejo uma típica fachada vitoriana. Logo na recepção, vem a primeira surpresa. “Aceita provar um puro malte escocês?”. Eu particularmente não gosto muito de whisky, mas aquele ‘single’ malte escocês me faz imediatamente mudar de ideia.

Welcome whisky na recepção – Hotel The Dunstane

Reaberto no segundo semestre de 2017, após uma reforma de vários milhões de libras esterlinas, The Dunstane tem a autêntica alma escocesa. Tudo é muito, fácil, easy, muito friendly, amigável.

Minha suíte, chamada de ‘the ronaldsay’, é uma mistura de estilos: moderno e neoclássico. A design de interiores Hannah Lohan ousa trazer a banheira para ser o destaque no quarto. Objetos vintage conferem ainda mais charme ao ambiente. Um confortável sofá azul cria uma espécie de sala de estar e dá a sensação de estar em casa assistindo televisão.

Jornalista Adriana Reis na suíte – Hotel The Dunstane

No banheiro, uma curiosidade: as amenities são fabricadas a partir de whisky e águas pura das nascentes escocesas. O aroma de malte é inconfundível.

Amenities – Hotel The Dunstane

Mas, para os mais aficionados à bebida, vale lembrar que não adianta tentar beber, mesmo sabendo que o preço dos maltes por aqui não é nada convidativo.

Um dos destaques do Dunstane é a exclusividade. Nenhum quarto é igual ao outro. Cada cortina, banheira, estampa, almofada, obra de arte foi escolhida pessoalmente pela proprietária Shirley Mowat. Noto algumas fotos de carros. “Meu marido adora carros de luxo e esta paixão hoje está revelada em algumas paredes do hotel”, conta enquanto me mostra as diferenças entre os quartos.

Proprietária do hotel The Dunstane Shirley Mowat mostra decoração

Ela e o marido, Derek Mowat, estão à frente dos dois hotéis.  No total, são 35 quartos. A próxima etapa, segundo Shirley, é a reforma do The Hampton House, que fica logo em frente, do outro lado da rua.

Shirley Mowat, proprietária, e a jornalista Adriana Reis

Desde 1860, essas duas propriedades fazem parte da história de Edinburgh (Edimburgo). Por aqui  já passaram comerciantes, músicos, médicos, banqueiros e jornalistas. Essas construções vitorianas acompanharam a evolução da capital escocesa nos últimos 150 anos.

Hoje é no Ba’ Bar – o bar do hotel – que rolam as conversas sobre política, economia, projetos e viagens. “Nossa ideia foi transformar o local num espaço para hóspedes e moradores que podem vir tomar um chá, um whisky, um aperitivo, beliscar algo ou jantar”, diz Shirley.

Ba’ Bar – Hotel The Dunstane

É neste espaço também onde é servido o café da manhã, parte buffet, parte à la carte, seguindo a tendência mundial da hotelaria de luxo. Personalização no atendimento e redução do desperdício são as palavras de ordem. Por enquanto, o modelo à la carte ainda precisa de ajustes para deixar de ser tão demorado. Simples pedidos, como ovos mexidos, demoram mais de vinte minutos.

Café da manhã  – Hotel The Dunstane

À noite, o Ba’ Bar muda de ambiente. O tom de animação sobe à medida que as doses de malte descem.  O menu foi todo reformulado e agora os pratos são mais saudáveis e bem elaborados.

Prato do menu do Bar e restaurante Ba’ Bar – Hotel The Dunstane

A ideia é que o restaurante também seja um ambiente easy e friendly, como todo o hotel. E detalhe: se quiser pode tomar mais uma dose do maravilhoso malte na recepção antes do jantar. E por conta da casa! Eu tomei.

 

A jornalista Adriana Reis viajou a convite do Visit Britain com seguro viagem Travel Ace.
Crédito das fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm

Dicas da Dri

  • Reserve um dia para jantar no Ba’ Bar.
  • Prove as fantásticas vieiras frescas.
  • Se gostar de whisky prove a seleção de excelentes maltes.

Serviço

The Dunstane House

Acesse

Vídeos: Hotel The Dunstane House / Edinburgh – Escócia
Youtube
Instagram
Facebook