Antes de mais nada, é bom saber que, além dos templos mais conhecidos, como Angkor, Bayon, Ta Phrom, há dezenas de outros menores para visitar. Então, é preciso selecionar os que você quer ver dentro da sua disponibilidade de tempo e disposição. Sim, muita disposição, porque o calor é intenso, os templos são distantes um do outro e você sobe e desce escadas, pedras e caminhos para se maravilhar com os locais. Então, protetor solar, garrafa de água, boné ou chapéu e pé na estrada. O ideal é chegar bem cedo. Os mais animados, podem ver o nascer do sol em Angkor Wat. Cheguei um pouco mais tarde e acabei deixando para ver o pôr do sol neste lugar inesquecível.Para visitar os templos do complexo é possível comprar um ingresso válido para um dia (20 dólares), três dias (40 dólares) e para sete dias (60 dólares). Comprei o de três dias. A cada templo, é necessário apresentar o ingresso que é pessoal e instransferível. Há uma espécie de controle na entrada de cada templo onde é preciso apresentar o ingresso. O horário de visita é das 5h30 às 17h30.
* Angkor Wat
Comecei o dia cedo em Angkor Wat, que é o principal templo do complexo. Milhares de turistas visitam este lugar, considerado um dos maiores monumentos religiosos do mundo. É, sem dúvida, um dos templos mais impactantes. Ao passar pelo primeiro portão, tive a real dimensão do tamanho desta construção majestosa, que é rodeada por uma muralha de mais de três quilômetros de extensão. Também é fácil entender porque se tornou o símbolo do Camboja e estampa a bandeira do país. Não há como falar em Camboja sem pensar em Angkor Wat. Fiquei durante mais de três horas no lugar, que desde de 1992 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Dica 1: O nascer e o por do sol são programas imperdíveis em Angkor Wat. Optei pelo por do sol.
Dica 2: Evite ir na hora do almoço quando o calor fica quase insuportável.
* Ta Prhom
É um mergulho na história e na floresta. Isto porque, apesar de redescoberto há anos, o templo de Ta Prhom foi literalmente engolido pela floresta. A chegada é impressionante. Templo e árvores centenárias se amalgamaram de tal forma e hoje, juntos, ajudam a recontar a história deste lugar, que foi usado como cenário para o filme Tomb Raider, com a atriz Angelina Jolie. Jamais esquecerei o passeio pelo labirinto de pedras enormes, ruínas perdidas entre raízes enormes.
Dica: Se puder escolher, vá primeiro em Angkor Wat e depois em Ta Prhom. A floresta garante temperaturas um pouco mais frescas nas horas mais quentes do dia.
* Bayon
De olho em você. Esta é a sensação ao chegar ao templo de Bayon. Erguido como santuário budista, este templo possui 216 faces gigantescas esculpidas em pedra que parecem observar você de todos os lados. Das 45 torres originais, restaram 37. Ainda hoe, os pesquisadores divergem sobre a inspiração para a construção das faces. Para uns, elas seriam uma homenagem ao maior rei de Angkor, Jayavarman VII (reinou de 1181 a 1219), e para outros, uma devoção à Buda. O lugar impressiona.
Dica: Prepare as pernas para subir e descer muitas escadas.
Dicas que valem para a visita em todos os templos:
1: Leve lenços para limpar as mãos.
2: É preciso estar com os ombros cobertos para as visitas aos templos.
3: Guarde bem seu ingresso nos dias das visitas e cuidado para não perder nem molhar com o calor.