O Peristilo
Sem dúvida nenhuma o Peristilo ( palavra de origem grega - colunas aos arredores) foi minha primeira admiração! Como não amar um monumento helenistico do século III. Afinal, era ali que o imperador greco-romano Diocleciano fazia seus anúncios.
Para mim, o Peristilo é uma beldade sem fim.Quando vemos alguns filmes da idade média sempre nos perguntamos,afinal, como era aquela época. Imaginem regressar ao início da linha Histórica. A sensação é inexplicável! Logo a frente as duas ruas de todo bom palácio Greco-Romano, Cardo e Decumanus.Realmente se você passar por Split e não levar essa visão na lembrança, você realmente deixou de cumprir com sua obrigação ao conhecer esta cidade única.
Definitivamente, para mim, este é o ponto mais turístico da cidade e porque não dizer de toda a Croácia.
TEXTO E FOTOS: KELLY KALE
Dalmácia Central. Esta é a região à qual pertence a encantadora cidade de Split, na Croácia. Até parece um nome saído dos contos de Disney.. E é mesmo! O nome Dálmata, que deu origem ao filme "Os 101 Dálmatas" vem justamente da Dalmácia, mas é pouco provável que a raça tenha surgido por lá... Mesmo assim, o lugar é um balneário prá lá de chic, descolado e espetacular. Ruínas romanas, restaurantes gourmet à beira do mar(Adriático), baladas em qualquer época do ano, gente bonita circulando. A Croácia, e principalmente a cidade de Split, se tornou nos últimos anos, o 'point' preferido de alemães, italianos e turistas escandinavos.Todos, a princípio, fugiam dos altos preços do restante da Europa. Afinal, o lugar é badalado, cheio de vida, com belíssimas praias e a, no máximo, três horas de voo da maioria das capitais européias. Hoje em dia já não é mais tão barato assim, mas ainda vale -e muito- a pena conhecer esta terra rica em gastronomia, história e hospitalidade.Qualquer época do ano é boa para visitar Split e a Croácia mas, acredite: evite o alto verão europeu(julho/agosto).
Se fôr neste periodo vai encontrar um espaço mais disputado do que um palmo de praia no Rio de janeiro... isso sem falar dos preços, que explodem. É a universal lei da oferta e da procura.
Dica: vá em maio ou junho, quando as águas do Adriático já estão mais mornas ou em Setembro, quando as hordas de turístas já se foram mas as águas continuam mornas. Se o seu "barato"não é o mar, então meu amigo, vá a qualquer época do ano... Split é festa o ano todo! Pelo menos é o que garante nossa colunista Kelly Kale, graduada em turismo pela Faculdade de Split e que se diverte por lá há mais de 7 anos...kelly.croacia@gmail.com
Aproveite as dicas dela e seja feliz na Croácia…
Veja também : Zagreb, a capital croata