
Santa Sophia
Ir a Istambul e não conhecer Santa Sophia é como ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre. Este prédio espetacular, multicultural, é um dos principais cartões postais de Istambul, ou Constantinopla, como chamam os gregos até hoje. Construída em pelo Império Bizantino, foi a catedral justamente de Constantinopla com o objetivo de reafirmar o poder de Roma e do Cristianismo. Internamente ela chega a ser mais impressionante ainda. A grande cúpula intriga os engenheiros até os dias atuais. Concluída em 537 DC já pertenceu às três maiores religiões do planeta. Foi catedral ortodoxa, catedral católica e mesquita muçulmana. Hoje é um museu que deve visitar e se maravilhar quando estiver em Istambul. Aberta de terça a domingo, inclusive no inverno, tente se programar para comprar os ingressos com antecedência e saber quais os horários de abertura e encerramento (que mudam dependendo da época do ano e das festas religiosas como o Ramadan)
DICA: Há vários descontos e entradas livres dependendo do caso como por exemplo, imprensa, profissionais de turismo, etc.
DICA 2: Se for durante o inverno, programe-se. Deixe para visitar este monumento quando estiver chovendo ou nevando. Sim, é raro, mas neva em Istambul. Nesta última vez eu fui no inverno e conheci uma nova Istambul coberta de branco. Confira no vídeo abaixo.