Santa Sophia
Ir a Istambul e não conhecer Santa Sophia é como ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre. Este prédio espetacular, multicultural, é um dos principais cartões postais de Istambul, ou Constantinopla, como chamam os gregos até hoje. Construída em pelo Império Bizantino, foi a catedral justamente de Constantinopla com o objetivo de reafirmar o poder de Roma e do Cristianismo. Internamente ela chega a ser mais impressionante ainda. A grande cúpula intriga os engenheiros até os dias atuais. Concluída em 537 DC já pertenceu às três maiores religiões do planeta. Foi catedral ortodoxa, catedral católica e mesquita muçulmana. Hoje é um museu que deve visitar e se maravilhar quando estiver em Istambul. Aberta de terça a domingo, inclusive no inverno, tente se programar para comprar os ingressos com antecedência e saber quais os horários de abertura e encerramento (que mudam dependendo da época do ano e das festas religiosas como o Ramadan)
DICA: Há vários descontos e entradas livres dependendo do caso como por exemplo, imprensa, profissionais de turismo, etc.
DICA 2: Se for durante o inverno, programe-se. Deixe para visitar este monumento quando estiver chovendo ou nevando. Sim, é raro, mas neva em Istambul. Nesta última vez eu fui no inverno e conheci uma nova Istambul coberta de branco. Confira no vídeo abaixo.
Habitada há pelo menos 5 mil anos, Istambul foi a capital de dois dos mais poderosos Impérios que o mundo conheceu: o Otomano e o Bizantino. A mistura de raças e culturas transformou esta enigmática cidade em uma das mais interessantes capitais mundiais. Eu estive 8 vezes em Istambul, também conhecida como Constantinopla e, sinceramente, volto outras tantas.
Por que? Vamos lá: comida saborosa, generosa, abundante. Atrações multiculturais, consistentes, persistentes. Gente bonita, exótica, atraente. Preços confortáveis e, dependendo de seu orçamento, convidativos. Gosta de museus? Santa Sophia, Dolmabahce e e Topkapi são apenas alguns... Gosta de balada? Rola a noite inteira. Gosta de conforto? Dezenas de hotéis 5, 4, 3, 2 estrelas sem falar dos albergues.
Como se tudo isso não bastasse, ainda é a única capital em todo o mundo que está parte na Europa e parte na Ásia. O estreito do Bósforo, que liga o mar mediterrâneo ao mar negro, divide esta cidade cosmopolita porém tradicional ao mesmo tempo...
Ponto de passagem obrigatório das rotas comerciais entre oriente e ocidente, não é a toa que Istambul esteve sucessivamente sob o domínio de Romanos, Cristãos e Muçulmanos. Assista os vídeos que fiz por lá e me diga se não tenho razão! Você só corre um risco: após este passeio virtual querer tomar o primeiro avião para Constantinopla, digo, Istambul!