Construído em nome do amor como mausoléu há mais de 350 anos, o Taj Mahal impressiona pela riqueza na sua construção, os detalhes esculpidos em mármore e as milhares de pedras semipreciosas incrustradas ao longo do o monumento.
O mármore, aliás, é translúcido, ou seja, deixa a luz do sol passar. Por causa disto a cor de todo o conjunto muda conforme a incidência solar e o horário do dia.
Dica 1: São três entradas. De preferência, vá pela entrada Oeste, utilizada quase exclusivamente por indianos. Para isso, planeje chegar bem cedo, por volta das 5:30 da manhã, antes do nascer do sol. Haverá menos gente na fila e praticamente nenhum turista.
Dica 2: Reserve pelo menos meio dia para visitar o Taj Mahal.
Dica 3: Fique hospedado em Agra, evitando assim a viagem que leva em média quatro horas caso esteja hospedado em Nova Delhi.
Dica 4: Veja no vídeo nossa dica de hospedagem em Agra.
Curiosidade 1: Por causa dos terremotos, comuns na Índia, os arquitetos construíram todas as cúpulas do Taj Mahal (Palácio da Coroa) com inclinação para fora. Caso caíssem, poupariam o prédio principal.
Curiosidade 2: O Taj Mahal foi construído ao longo de 22 anos e é monumento muçulmano. Foi erguido em homenagem à esposa preferida do imperador Shah Jahan.
Curiosidade 3: É um mausoléu que abriga quatro tumbas, sendo duas originais e duas falsas.
Curiosidade 4: Em média, mais de 10 mil pessoas visitam o Taj Mahal diariamente. Nem precisa lembrar que é bom chegar cedo