• 25 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Quanto vale uma garrafa de vinho?

Quanto vale uma garrafa de vinho?

Categoria: Eventos

Leilão de vinhos na Borgonha é símbolo de união e solidariedade

Nuits-Saint-Georges - Borgonha - França - Encravado em meio aos vinhedos da Borgonha, o Château du Clos de Vougeot é palco de grandes acontecimentos da história há milênios. E é na tarde do domingo, dia 8 de março, neste inverno de 2020 que este castelo, hoje transformado em museu, recebe ilustres e desconhecidos para mais um episódio marcante do século XIX.

Em busca do néctar excepcional especialistas, profissionais, amadores e apreciadores de várias partes do mundo preparam seus lances para a 59a edição do leilão de vinhos dos Hospices de Nuits-Saint-Georges. Mas não era leilão de vinhos dos Hospices de Beaune? Sim, na cidade vizinha de Beaune também acontece um leilão em prol de uma instituição de caridade.

Na realidade os Hospices de Nuits-St-Georges foram criados em 1270 e os Hospices de Beaune, em 1443. Ambos nasceram como hospitais que, a partir do recebimento de parcelas de terras em retribuição aos serviços médicos prestados, também passaram a produzir vinhos. A produção passou a ser leiloada e a renda revertida para a manutenção e modernização dos hospitais. Atualmente a administração dos dois foi unificada.Bem menos conhecido do grande público esse leilão, menor em fama e tão grande em vinhos preciosos, atingiu a marca de 1.614.500  de euros, em 2020. Isso representa 9,5% a mais do que o valor arrecadado no ano passado. Foram leiloados 123 barris de vinho, sendo 121 de tinto, um meio barril de branco e o barril de ‘caridade’ em prol da associação France Alzheimer. Este último atingiu o valor de 42,2 mil euros. É um Nuits-Saint-Georges 1er cru Les Didiers - Cuvée Fagon. 

O barril mais barato foi leiloado por 7,5 mil euros e o mais caro por 24 mil euros. O felizardo vai ter garrafas do Nuits-Saint-Georges 1er Cru "Les Saint-Georges”  - Cuvée Georges Faiveley. Nesta edição, uma família de brasileiros arrematou o meio barril de vinho branco Nuits-Saint-Georges 1er Cru Les Terres Blanches - Cuvée Pierre de Pême. Há anos, eles arrematam o branco neste leilão. O valor foi de 8 mil euros. E, pela primeira vez o leilão não teve a tradicional vela que todos precisavam esperar apagar até que o último lance fosse feito. O resultado é que o tempo do leilão foi recorde: poucos mais de duas horas. 

Mais que um evento que movimenta o calendário durante o inverno, os leilões de vinhos aqui na Borgonha são um momento de união e de solidariedade. Claro que os vinhos são de excelência, mas o objetivo é nobre. A cada ano uma instituição de caridade escolhida para receberá a renda adquirida com a venda de um dos barris, chamado de "pièce de charité”. E detalhe importante: o leilão é aberto ao público. Qualquer pessoa pode voltar para casa com seu barril de vinho. E olha que, em média, cada barril de 228 litros contém cerca de 300 garrafas. Mas calma, não basta simplesmente colocar o barril no carro e levar. A regra, que vale para todos, é a seguinte: a partir do momento que você arremata seu barril, tem até o dia 31 de março deste ano para escolher a vinícola onde irá guardar até o momento de engarrafar. 

Vale lembrar que é obrigatório manter o barril na região da Borgonha. Depois na hora de criar a etiqueta, suas futuras garrafas vão estampar o logotipo dos Hospices de Nuits, o nome da vinícola onde foram guardadas, e, a parte melhor: seu próprio nome. Afinal de contas não é todo dia que você pode ter seu nome estampado em garrafas de vinhos de excelência assim, não é? 

E para quem não puder vir à Borgonha, é possível participar do leilão via internet. #ficaadica. Mas garanto que sem as degustações prévias que acontecem aqui, não vejo a menor graça em comprar sem vir até a Borgonha e participar presencialmente de todo esse acontecimento único. 

Jornalistas estiveram no evento a convite do escritório de turismo de Gevrey-Chambertin Nuits-St-Georges  e viajam com patrocínio e apoio AvisTravel AceA Casa do Chip e Alitalia.

Crédito das fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo

12.03.2020

#PartiuBorgonha #hospicesdenuitsstgeorge #leilaodevinhos #tastevin #vinho #closvougeot
#wine 
#vin #explorefrance #maybourgogne #burgundy #borgonha #france #oenotourisme