Terra de tacacá, murici, taperebá, jambu, bacuri, patauá, bacabá, uxi, sapoti, tucunaré, tucupi, pirarucu, cupuaçu, açaí, andiroba, maniçoba...Terra hospitaleira. Terra de ilhas. Sim, para quem não sabe Belém, capital do Estado do Pará, é formada por um arquipélago metropolitano de 39 ilhas fluviais.
São 1,5 milhão de habitantes, dos quais 60% vivem nessas ilhas.
Águas doces não faltam por aqui. No encontro dos rios Moju, Acará e Guamá, esta cidade mostra a exuberância da floresta amazônica das mais diversas formas. Seja na força das águas, na autenticidade da gastronomia, na identidade do povo. Não é à toa que, em 2015, conquistou o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015.
Belém surpreende! É visível a evolução da cidade sem perder sua história e sua autenticidade.
Entre praias, caminhadas, visita à Basílica de Nazaré, sugiro almoço no Mangal das Garças, passeio de barco, passadinha no Mercado Ver-o-Peso, paradinha no Point do Açaí e final de tarde na Estação das Docas.
Turismo em alta
De acordo com a Secretaria de Turismo do Pará, em 2017, o estado recebeu 1.004.011 viajantes, sendo 888.779 turistas nacionais e 115.232 internacionais.
O turismo movimentou aproximadamente R$ 686 milhões e a expectativa é que este número aumente.
Melhor época
Belém é um dos principais portões de entrada da Região Norte do Brasil. Tem uma área de 1.065 km², entrecortada por rios, igarapés e canais. O clima é tropical e as temperaturas mais quentes ocorrem de julho a novembro, caracterizado como o verão, onde a temperatura varia entre 26 graus e 38 graus centígrados. É considerada a melhor época.
O "inverno", que é o período mais chuvoso, vai de dezembro a maio, com temperaturas entre 28 graus e 35 graus centígrados. Programe sua viagem.
Informações:
- Pará Turismo: www.paraturismo.pa.gov.br
- Secretaria de Turismo do Estado do Pará: setur.pa.gov.br
- Belemtur - Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém: www.belem.pa.gov.br/belemtur/site
Atualização 03.2021