• 16 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Reino Unido reabre para brasileiros: Que tal conhecer Londres das alturas?

Reino Unido reabre para brasileiros: Que tal conhecer Londres das alturas?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Reino Unido reabriu para brasileiros: Que tal conhecer Londres das alturas?

O Reino Unido reabriu! A partir de agora não é necessário mais ficar em quarentena quando viajar para a Inglaterra ou os outros países que compõe o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. Que então conhecer Londres a partir das alturas? Se liga nas dicas e boa viagem!

Londres, Inglaterra. Tem jardins lindos, passeios incríveis e muitas atrações a pé, mas nesta primavera, sugiro que você vá ver Londres com olhos de pássaro. Eu fui e curti. Esqueça sua acrofobia* e confira as dicas! (* acrofobia = medo de altura)

The Shard
Se você comprar um ingresso e por causa do mau tempo não conseguir avistar ao menos dois dos marcos de Londres, pode voltar qualquer outro dia sem pagar um tostão!”. Esta é uma das propagandas do prédio mais alto da Europa Ocidental! O The Shard, em Londres(caco ou estilhaço, em livre tradução) é uma aventura! Mais: é uma verdadeira emoção. Aberto ao público em 2013, em dias claros a visibilidade pode passar de 60 quilômetros! Cravado em pleno coração inglês, este estilhaço é motivo de orgulho e polêmica para os londoners. Aliás, como tudo em Londres, há gente que ama o projeto e gente que odeia.

The Shard, "o estilhaço" visto de longe

Eu, particularmente, fiquei encantado. Independentemente do aspecto estético, gostei de fato de toda a experiência! O complexo abriga um hotel cinco estrelas, escritórios, residências e restaurantes. Obviamente, tornou-se um ponto turístico dos mais procurados nos últimos anos. São 310 metros de altura, 11 mil placas de vidro e uma vista de tirar o fôlego. De lá de cima, quando não está nublado, é possível avistar praticamente todos os marcos da capital inglesa. Tower Bridge, London Eye, O Estádio Olímpico, e claro, o bom e velho rio Tâmisa podem ser vistos de um ponto de vista único! E lembre-se: não conseguiu ver o que queria lá de cima? Volte outro dia sem pagar nada... O preço da aventura? A partir de 25 libras Em torno de R$ 175,00. Não é barato mas garanto: vale cada libra!

The London Eye
O olho de Londres, o olho que tudo vê! Este era o slogam usado pela London Eye quando foi inaugurada em 2000! Na época era conhecida como Millennium Wheel (roda do milênio)porque foi construída justamente para homenagear a passagem do milênio. O curioso é que a terceira maior roda gigante do mundo nasceu com tempo de vida programado em cinco anos. Rapidamente, no entanto, a London Eye caiu no gosto tanto de turistas quanto de ingleses. Acabou virando um xodó e uma referência de Londres. A exemplo da Torre Eiffel, que também seria desmontada após alguns anos, ficou!

Londo Eye, uma experiência imperdível

Com 135 metros de altura, cada uma de suas 32 cápsulas comporta até 25 pessoas. Cada “voltinha” leva meia hora. E a Roda roda tão lentamente que a impressão é de que está praticamente parada. Isto dá a chance de grandes clics! Máquinas fotográficas, celulares, filmadoras, tablets entre outros, fazem a festa! A vista é espetacular. Em 360 graus, vê-se com clareza grande parte da cidade. Em especial, gostei do angulo  do Palácio de Westminster... aquele onde esta, além do Parlamento Inglês, o grandioso Big Ben, talvez o relógio mais famoso do mundo! Dica: suba no final da tarde, quando estiver escurecendo. O espetáculo, inesquecível, torna-se mágico conforme as luzes da London Eye ( e de toda Londres) começam a se acender! Detalhe: programe-se pois trata-se de uma das mais concorridas atrações turísticas da cidade. Ingresso? Começam em 27 libras, cerca de R$ 190,00 por adulto ( 37,00 libras no fast track, onde você não pega fila) até algumas milhares de libras caso queira reservar uma das capsulas para se casar! Sim, se casar! E com direito a champagne nas alturas! `Poshe`** demais não? (** gente de alta sociedade em gíria britânica).

The Sky Garden
A moda de ver Londres de cima pegou. Por isso, vá conhecer o The Sky Garden, que fica em um dos prédios mais“modernosos e bacanudos”da capital inglesa! Composto de um jardim verdadeiro nas alturas, dois restaurantes e um bar, o conjunto parece flutuar acima de Londres. Com uma imensa parede de vidro – que dá de cara com o The Shard – a vista lá de cima mais uma vez é “acachapante”.

O imenso jardim dá vista para toda a cidade

O bar, chamado de Sky Pod, é descolado e vive cheio de gente jovem. Detalhe: não tem aquecimento. A ideia é esta mesmo. Reproduzir a sensação de estar em um jardim. Drinks coloridos e cheios de gelo seco saltam a toda hora das mãos de barmans atrás dos balcões de aço escovado. Se gosta de badalação, aqui é o seu lugar! A Brasserie Darwin fica no andar 36. Com aquecimento e preços razoáveis para Londres, é uma opção mais econômica mas, nem por isso, menos bacana! Um andar acima, no 37, fica o sofisticado restaurante Fenchurch. Serviço, produtos e preços de primeira! Valem a pena! Eu jantei lá a convite do Visit Britain e gostei muito! Com champagne de aperitivo e uma sequência memorável de pratos a base de frutos do mar, como não haveria de ser? Especialmente porque, sempre que me distraia, meus olhos vagavam perdidos pelo horizonte da capital inglesa. Tudo parecia flutuar no trigésimo sétimo andar e posso garantir que não era por causa das bolhinhas de champagne… ou será que era???

Dica: é possível visitar o Sky Garden gratuitamente. Basta entrar no site deles e reservar online. Imperdível!!! Evite filas e facilite sua viagem. Reserve e compre seus ingressos na loja on line oficial do Visit Britain. Acesse: www.visitbritain.com/br/pt-br/loja-online

Jornalista Paulo Panayotis no The Shard

O jornalista visitou os prédios a convite do Visit Britain (www.visitbritain.com/br/pt-br), órgão oficial de turismo do Reino  Unido.
 

FOTOS: Paulo Panayotis & Adriana Reis

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS