• 29 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

doTerra: Qual a diferença entre óleos essenciais e aromas naturais?

doTerra: Qual a diferença entre óleos essenciais e aromas naturais?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Qual a diferença entre óleos essenciais e aromas naturais? 

São Paulo/SP – “Muitos chamam de óleos essenciais, mas na culinária, chamamos de aromas naturais” enfatiza Adna Fischmann. Apesar de seu sobrenome ser germano-judaico, a diretora de marketing da ‘doTERRA’ tem fortes feições asiáticas. “Herdei o nome do meu marido, acrescenta ela, que faz questão de informar que gosta de experimentar de tudo na cozinha!Especialmente se estiver bem temperado e for natural!"

Caixa com 10 aromas naturais da ‘doTerra’

A empresa ‘doTERRA’, de bem estar, como eles gostam de se auto intitular, desembarcou no Brasil há pouco mais de quatro anos. Neste período plantou suas raízes, de origem norte -americana, pelos quatro cantos do Brasil. “Junto com nossos parceiros e sempre de olho no comércio justo, colhemos copaíba na Amazônia, cítricos em Santa Catarina e mais uma infinidade de ervas e frutas aromáticas por todo o país”. Adna faz questão de realçar que, desde que jogaram suas primeiras sementes em solo brasileiro, uma das grandes preocupações da ‘doTERRA’ sempre foi pagar um salário justo aos parceiros que colhem aromas e sabores pelos rincões mais longínquos deste país tropical.

Toast de salmão defumado aromatizado com aroma natural de limão siciliano

Confesso que, apesar de chef amador e jornalista profissional há muitos anos, nunca tinha ouvido falar da marca. “Tivemos a intercorrência da pandemia logo depois que chegamos ao Brasil, mas isso, ao contrário da maioria das empresas, acabou sendo benéfico”, afirma Helton Vecchi, diretor geral e responsável pela implantação do conceito industrial por trás dos canteiros de ervas e frutas cítricas espalhados por todo o território nacional. Otimista e, aparentemente curtindo o que faz atualmente, este ex-executivo da indústria médica, de fala mansa e sorriso discreto, sonha com a colheita perfeita: “No ano de 2023 nossa meta é transformar o Brasil no terceiro mercado mundial da ‘doTERRA’, atrás apenas dos Estados Unidos e da China”.

Mix de quinoa, folhas, nuts e aroma natural de capim santo

Entre uma pergunta e outra, desfilam sabores frescos e comidinhas leves, todas embriagadas com “aromas naturais”: suco com aroma natural de gengibre, mix de quinoa, hortaliças, nuts, frutas secas e molho de cítricos com lemongrass (aroma natural de capim-santo), espetinhos de caprese com aroma natural de manjericão, e dois tipos de toasts. A primeira com salmão defumado sobre um ninho de maionese de avocado e a segunda  com cogumelos frescos e maionese de avocado, ambas com aroma natural de limão siciliano.

Mousse de chocolate belga com nibs de cacau e aroma natural de limão siciliano

Tudo assinado pela chef Izabela Dolabela, parceira de primeira hora da ‘doTERRA’ desde que desembarcou por aqui. “
Para mim, além de tudo ser absolutamente natural, tem valor nutricional e ainda por cima traz um certo refinamento aos produtos que uso” arremata a jovem e talentosa chef.

Chef Izabela Dolabela(e) Adma Fischmann(c) e Helton Vechhi(d) doTERRA

Melhor que isso só se a empresa tivesse preocupação socioambiental, certo? “Fazemos isso desde que chegamos ao Brasil. Nossa equipe de engenheiros e outros profissionais percorreram o Brasil e, além de estabelecerem um valor justo pelos produtos, inverteram a lógica do mercado. Perguntamos aos nossos parceiros, que plantam e colhem nossa matéria prima lá nos locais mais isolados do Brasil, quanto seria um salário digno para que eles sustentassem suas famílias. E, creio, pagamos um salário digno a todos eles.” Então, pergunto eu, posso fazer uma grande reportagem mostrando, nos locais de plantação, tudo isso que vocês “mostraram” hoje? Claro, responde rápido e certeiramente o executivo seguro de si e de seus produtos e parceiros.

Receitas naturais, culinária essencial

Melhor do que isso ainda, penso eu, será constatar tudo “in loco”. Mas essa já é outra reportagem que pretendo fazer em 2023, ano em que a ‘doTERRA’, segundo Helton, pretende se enterrar mais fundo no mercado brasileiro e fazer brotar um lucro cada vez maior. Que essa Aromaterapia Emocional viceje com a referida dignidade!

Jornalista Paulo Panayotis em Xangay, China

FOTOS: Paulo Panayotis


Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance.

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS