ILTM Latim America 2023 tem recorde de marcas de luxo e participantes
Foram mais de 350 expositores de mais de 50 países e mais de 18,5 mil reuniões
O universo do turismo de luxo se encontrou no Brasil nesta última semana para mostrar novidades, bons números e perspectivas de futuro. A 12ª edição da ILTM Latin America, realizada de 9 a 12 de maio na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, bateu recordes de marcas de luxo e participantes. Foram mais de 350 expositores de mais de 50 países, mais de 360 compradores, mais de 18,5 mil reuniões e mais de 1,1 mil participantes. Objetivo: unir marcas de hotéis, atrações, companhias aéreas, destinos, restaurantes e experiências únicas! Tudo, para quem não abre mão de conforto com respeito ao meio ambiente, à diversidade e ao desenvolvimento sustentável. Só assim o turismo consciente preservará destinos e patrimônios para as futuras gerações.
ILTM Latin America 2023 - Bienal - São Paulo
O maior evento do segmento de viagens de luxo da America Latina, B2B e exclusivo para convidados, comemora um crescimento de cerca de 30% comparado à edição do ano passado. Deste total, vale destacar que 30% dos expositores participaram pela primeira vez do evento, com destaque para Japão e Coreia do Sul. “É um potencial de crescimento enorme que só tende a aumentar”, afirma Simon Mayle, diretor da ILTM Latin América. Ele lembrou que a pandemia trouxe reflexões e mudou certos conceitos sobre viajar. “Há um amadurecimento do setor de luxo que terá reflexos nos próximos anos. É sobre sonhos, realização, comemoração, celebração.” Os números também deixam claro que o mercado internacional voltou a apostar no mercado brasileiro.
Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America
Nos corredores da Bienal, brasileiros e estrangeiros apresentaram novidades de hotéis, spas, destinos, atrações, companhias aéreas, cruzeiros, serviços e roteiros para os cinco continentes. Os viajantes têm cada vez mais opções de restaurantes, locais para compras, bares, museus, shows, enfim tudo adequado ao perfil deste novo consumidor mais exigente sem deixar de respeitar os conceitos de sustentabilidade. E, dentro do pilar de desenvolvimento sustentável, a decoração do evento trouxe a brasilidade para a Bienal. Um mergulho na floresta amazônica foi a porta de entrada. Ao longo dos corredores, alguns espaços proporcionaram degustação de frutas brasileiras com sabores únicos. Destinos nacionais fizeram sucesso ao apresentar as novidades. O brasileiro, que era um turista mais clássico na hora de escolher o destino, tem descoberto novas possibilidade e ousado mais.
Estantes de marcas de luxo dos quatro cantos do mundo
Prova disso é que destinos como Butão, Indonésia, Islândia, República Tcheca, Croácia, África do Sul, Israel estavam presentes. Portugal e Suíça surpreenderam com um grande número de expositores. "Temos tudo o que os brasileiros gostam: vilarejos charmosos, praias, compras, atividades aquáticas, pesca, trilhas", informou Diana Pomares, representante de Los Cabos, destino no litoral do México. O Japão participou pela primeira vez ao evento. "Os brasileiros vão se encantar com estas vivências que mesclam sofisticação, sustentabilidade e aventura", anunciou o diretor executivo da Organização Nacional de Turismo Japonês (JNTO), Michiaki Yamada.
Novidades e descontração durante os encontros
A hotelaria vestiu roupa nova na pandemia e chegou ao evento com inúmeras inovações. São empreendimentos com projetos arquitetônicos que unem tecnologia e bem-estar. Tem renovações milionárias de hotéis, restaurantes ainda mais dedicados ao uso de produtos frescos e saudáveis, atividades ligadas ao cuidado do corpo e da mente.
Negócios com qualidade ao invés de quantidade: marca da ILTM
A opção bleisure, ou a união de viagens que unem trabalho e lazer (business + leisure) tem tudo para seguir em alta. No Brasil, o Copacabana Palace comemora um século cheio de vitalidade. É um novo capítulo da história do mais icônico hotel do Rio de Janeiro, que pertence ao grupo Belmond. Debruçado na praia mais conhecida da capital fluminense, o Copacabana Palace se preparara para uma série de eventos ao longo do ano para celebrar a marca de 100 anos. Da renovação das acomodações, às mudanças na famosa piscina, passando pela nova iluminação da fachada, o “Copa”, como é carinhosamente conhecido modernizou a gastronomia com foco em produtos mais saudáveis de fornecedores locais, e promete seguir nos próximos anos de olho no futuro sem perder seu charme. Pelo mundo, redes hoteleiras como Jumeirah Hotels & Resorts, Kerzner International, Mandarin Oriental Hotel Group, Aman, Six Senses Hotels Resortes Spas, The Set Collection, entre outras, apresentaram novas experiências e futuras aberturas para 2023, 2024 e 2025. Se você já se hospedou em algum destes hotéis, pode se surpreender ao voltar agora. E por falar em próximos anos, a edição de 2024 da ILTM Latin America já tem data marcada. A 13ª edição desembarca na Bienal de São Paulo, de 7 a 10 de maio do ano que vem com a promessa de trazer ainda melhores ventos para o turismo de luxo.
Fotos : Adriana Reis