• 27 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Ílhavo: Já ouviu falar deste encantador destino turístico da Europa?

Ílhavo: Já ouviu falar deste encantador destino turístico da Europa?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Ílhavo: Já ouviu falar deste encantador destino turístico da Europa?

Ílhavo, Aveiro - Portugal.  Você até pode achar exagero, mas sim, esta região de Portugal, a cerca de setenta quilômetros da cidade do Porto, é o sonho de consumo entre boa parte dos europeus. Fazia mais de 10 anos que eu não viajava para Portugal. Por coincidência, uma amiga se mudou para a pequena e charmosa cidadezinha de Ílhavo, cerca de sete quilômetros do centro de Aveiro, e por lá ficou. Não só ficou como construiu uma casa para locação. Praticamente sem trânsito, sem estresse, sem engarrafamentos e sem violência, Ílhavo é uma verdadeira “ilha” de tranquilidade, sossego e qualidade de vida. Ainda não acredita? Então, vai lendo...

Centro de Ílhavo: paz e tranquilidade perto de tudo( foto Turismo de Portugal)


Perto de tudo e longe de todos
Como eu disse, Aveiro e Ílhavo ficam a cerca de quarenta minutos da segunda maior metrópole de Portugal, a cidade do vinho do Porto! Se quiser agitação, vá conhecer as centenárias e supermodernas vinícolas que produzem o vinho mais conhecido de Portugal: o vinho do Porto. Ah, agora eles inauguram WOW, o ‘mundo` do vinho (WOW significa exatamente isso: World of Wine). Passeio para o dia todo com direito a restaurantes dos mais simples aos mais sofisticados, arte, cultura, degustações e muito mais. Mas atenção inclua: trânsito, gente para todos os lados e agitação.

                 Polvo grelhado com batatas ao murro e grão de bico no restaurante Maradentro


                   Ovos Moles, uma tradicao de Aveiro
Aveiro é desde sempre conhecida como a ‘Veneza’ de Portugal. Isso porque diversos canais (Rias) cortam a charmosa cidade que tem sombra e água fresca mas também modernos shopping centers, restaurante estrelados e muita, muita natureza. Foi lá que fiz o passeio de ‘gôndola`, ou para especificar e usar o nome correto: de moliceiro! Assim são conhecidos os barcos centenários que cruzam os canais ou rias da cidade. Foi lá que experimentei os famosos ‘ovos moles’ de Aveiro com sabor e textura inesquecíveis. E o que falar dos vários restaurantes familiares como o Bacalhau do Batista?

Passeio de “gondola” portuguesa, ou moliceiro, em Aveiro.

Charmosa e pacata com alta qualidade de vida: Ílhavo
Há mais de dez anos, quando estive pela última vez em Portugal, o país passava por um momento difícil, complexo, com desemprego e sem rumo aparente. Hoje é de fato outro país. Comprovam isso a qualidade de vida em Ílhavo e o número crescente de novos moradores de toda a Europa e também do Brasil. Praças e casarões estão preservados e restaurados. Serviços públicos foram aperfeiçoados. Hotelaria está em franco crescimento e gastronomia segue em alta.Constatei que diversão e emprego  não faltam! Nem atrações turísticas como museus (porcelana Vista Alegre), o Ecomuseu da Troncalhada (flor de sal) ou a Gafanha da Encarnação, em Costa Nova do Prado, com suas adoráveis casinhas multicoloridas.

Charmosas e instagramáveis “casinhas à beira mar” em Costa Nova do Prado

Cultura e enogastronomia: o que mais?
Imperdível, para quem aprecia, uma visita ao único museu de arte Underground do mundo (pelo menos que eu saiba). Underground significa embaixo da terra. É o Aliança Underground Museum, hoje dono de marcas de prestígio como Bacalhôa. O dono, um aficionado por cultura humana que fez fortuna no mercado de capitais, criou o conceito de Vinho e Arte: você visita as caves onde descansam milhões de litros de vinho e ainda conhece oito coleções de arte únicas. E tudo isso a um precinho inexistente em vinícolas francesas, espanholas ou até mesmo norte americanas. É ou não é “êchelente”, como dizem os portugueses? Vá meu amigo. E vá agora porque os preços estão subindo rapidamente, ‘ó pá”!  Mais dicas? Me escreve!

Jornalista Paulo Panayotis no Eco Parque da Troncalhada

 

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis e divulgação

Paulo Panayotis (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br  é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com apoio Avis.

 

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS