Champanhe no Porto? Sim, com ostras para começar bem o dia!
Foz - Porto - Portugal - O senhor aceita ostras com champanhe? É meu primeiro dia na cidade do Porto. Mais especificamente no Vila Foz Hotel & Spa. Surpreso, arrisco: já, já, mas será que vocês teriam “ovos royale”? Mas é claro. O senhor quer um ou dois? Quem acompanha aqui a minha coluna sabe que ando pelo mundo à procura dos ovos royale/beneditinos perfeitos.
Ovos Royale, com ovos pochê servidos com salmão defumado e molho bernaise
O Vila Foz é isso: um hotel surpreendente perto e longe de tudo. Perto porque fica a poucos quilômetros da badalada Vila Nova de Gaia, onde estão as adegas de alguns dos melhores e mais famosos vinhos de sobremesa do mundo. E longe porque, afastado do “burburinho” local, permite fazer longas caminhadas pela praia ou simplesmente contemplar o mar! Ah, o mar! “Ousamos ao misturar, com elegância, a arquitetura de um palacete do século XIX a um prédio moderno”, afirma Suzana Tavares, diretora comercial do hotel. A tranquilidade da localização fora do centro do Porto acaba atraindo um público que gosta de aproveitar espaços abertos, caminhar no calçadão e não abre mão de lojas e boa mesa”, completa ela. E sim, o café da manhã tem ostras frescas e champanhe à vontade. É surpreendente!
Piscina com SPA do Vila Foz
Isso sem falar na simpatia dos nossos amigos “portugas” e nos brasileiros que integram boa parte do staff. E para completar, a gastronomia é um ponto alto do hotel. São dois restaurantes, sendo um com uma estrela Michelin. Gostou? Então, reserve também espaço na agenda para aproveitar o incrível spa. O resultado é que este pequeno hotel boutique cinco estrelas têm conquistado cada vez mais o público brasileiro. Ah, sim, o palacete, que eles chamam de Manor House, foi totalmente restaurado mantendo todas as características da construção original mas acrescentando as facilidades modernas.
Jornalista Adriana Reis relaxa no Vila Foz
Todos os quartos ficam de frente para o mar. Assim, é obrigatório ficar ao menos um final de tarde observando o por do sol, que se põe exatamente em frente ao seu quarto. Se preferir também pode curtir esta paisagem dos jardins tomando uma taça de champanhe ou um vinho. Aliás, todos os quartos recebem, como cortesia, um excelente vinho do Porto para degustar vendo o astro rei mergulhando naquele oceano de onde partiram, há mais de 500 anos, os navios que descobriram as terras brasileiras. Curioso que sou, aproveitei a paz e tranquilidade dos arredores do hotel e, antes de minha massagem no spa, fui bater pernas no calçadão bem em frente ao hotel. Aliás, esse é outro ponto que destaco neste país que se modernizou muito nos últimos anos.
Manor House: Palacete Vila Foz, do século XIX, totalmente restaurado
Segurança ao andar com seu celular por onde quer que vá. Ruas limpas, arborizadas, cheias de restaurantes simples ou badalados. Claro que não resisti e provei saborosas sardinhas na brasa que encontrei pelo caminho. Adoro sardinhas na brasa, especialmente as portuguesas que, para mim, tem outro sabor das brasileiras. Na volta, após libertar meu espírito tendo como companheiro aquele mar de um azul profundo, a espetacular massagem me deixou pronto para os “desafios e agruras” gastronômicas que viriam pela frente. O restaurante, que leva o mesmo nome do hotel, tem uma estrela Michelin.
Um dos pratos no Restaurante Vila Foz, 1 estrela Michelin
É um dos mais de 30 que existem espalhados por Portugal, que, apesar de ser um país relativamente pequeno, tem forte presença na cena gastronômica mundial. O chef Arnaldo Azevedo surpreende com um jogo de texturas e sabores que estimulam o paladar e a estética ao mesmo tempo. O mar, como não poderia deixar de ser, está presente durante todo o jantar. No menu ‘Maresia’, provei uma sequência de 14 pratos com estilo ousado porém impecável nas técnicas e produtos, que parecem ter acabado de sair do mar ali em frente! Uma experiência gastronômica que, seguramente, permanece na memória! “Eshelente”, como diriam nossos conterrâneos.
Jornalista Paulo Panayotis na sacada do Vila Foz, Porto, Portugal
Fotos Paulo Panayotis & Adriana Reis
Jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis estiveram no Vila Foz Hotel & Spa a convite da TL Portfolio que representa o hotel no Brasil.
O QUE É NOTÍCIA
Champanhe no Porto? Sim, com ostras para começar bem o dia!
Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil
Categoria: Colunista