Não precisamos nem dizer que o Reino Unido é um destino que mora no nosso coração e há anos sempre que estamos lá não nos cansamos de mostrar novidades, atrações, paisagens, passeios e curiosidades aqui no portal e nos veículos para os quais escrevemos. Quem já foi, quer voltar. Quem nunca foi, sonha em ir. Para programar esta viagem, os turistas precisam se atentar a mais um detalhe burocrático. Desde o dia 8 de janeiro de 2025, brasileiros que viajam para o Reino Unido precisam de uma autorização eletrônica de viagem, ETA (Electronic Travel Authorisation).
A taxa do ETA que é de £10 (libras esterlinas) vai aumentar para £16 (libras esterlinas) a partir de 9 de abril de 2025. A autorização é válida para múltiplas viagens por um período de dois anos ou até a data de vencimento do passaporte, caso seja anterior a esse prazo. Ela é obrigatória para visitantes de todas as nacionalidades que não precisam de visto de entrada no país. O processo para obtenção é simples e rápido, feito totalmente online. Para realizar esse processo, a maneira mais indicada é o aplicativo oficial “UK ETA” – disponível para iOS ou Android. Também é possível fazê-lo via site. Nossa dica é, por mais que seja on line e rápido, não deixe para a última hora.
É bom lembrar que a Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. E o Reino Unido é um agrupamento político que engloba os países da Grã-Bretanha (Inglaterra, a Escócia e o País de Gales), a Irlanda do Norte e várias pequenas ilhas. Já a Irlanda é um país que integra a União Europeia e sua moeda é o euro.