Lucerna – Suíça – O barco desliza pelas águas transparentes do lago de Lucerna, na Suíça. A neve se dissipa e, aos poucos, surge um pequeno píer particular com um teleférico.
A impressão é que ele só aguardava minha chegada para subir. Em poucos minutos atinge 500 metros de altura e, imediatamente me transporto para outro universo. Estou no luxuoso Bürgenstock.
O milionário complexo Bürgenstock Hotels & Resort é um capítulo à parte na história da hotelaria suíça. No final do século XIX, os suíços Franz Josef Bucher e Joseph Durrer compram uma área no alto da montanha Bürgenstock e constroem ali o Grand Hotel Kurhaus. Em 1873 passa se chamar Grand Hotel Bürgenstock. Atualmente a área total é de 60 hectares.
Do teleférico vou direto para um dos dez restaurantes. Aqui parece que a Ásia sobe montanha e desembarca com seus sabores exóticos das entradas às sobremesas. Tudo é preparado na cozinha aberta. A neve cai lá fora enquanto o menu é servido.
Foram cerca de dez anos de restauração e modernização para reabrir o Bürgenstock. O resultado é impecável!
Há quatro hotéis nas categorias três, quatro e cinco estrelas, 67 residências, campo de golfe, trilhas e um spa alpino de cerca de dez mil metros quadrados.
Tem ainda o Hammetschwand, considerado o elevador externo mais alto da Europa. Os gourmets de plantão contam com mais de dez restaurantes e bares, além de uma bela adega.
São dezenas de salas de tratamento, espaço para aulas de yoga, pilates, dança, boxe e ginásio.
O hóspede tem à disposição também salão de beleza, academia, sauna seca e a vapor.
Isso sem falar das piscinas: uma interior e duas ao ar livre com vista para o lago. Não dá vontade de ir embora.
Por todos os lugares, a decoração é sóbria com toques típicos dos alpes. As amenities são da chiquérrima marca Bulgari.
Com uma localização privilegiada, uma vista inacreditavelmente bonita e muita privacidade, o lugar atrai personalidades do mundo todo. Desde sempre conseguir um quarto nos hotéis de lá é tarefa difícil.
Por ali era possível cruzar com Charles Chaplin, Sophia Loren, Audrey Hepburn, Kofi Annan e Jimmy Carter entre outros famosos. A atriz Sophia Loren morou lá por anos. Já a atriz Audrey Hepburn escolheu a pequena capela do complexo para se casar com Mel Ferrer, em 1954. O ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan apreciava a tranquilidade do lugar.
Após um investimento estimado em aproximadamente um bilhão de francos suíços, o complexo é uma elegante simbiose entre o moderno e o tradicional com a marca da hospitalidade suíça.
A neve volta a cair e enquanto espero o teleférico para retornar à Lucerna. O pé direito alto, a lareira em pleno coração do hall principal, a adega. Tudo foi bem pensado neste projeto único da hotelaria de luxo, que integra o seleto grupo Leading Hotels of the World.
O Bürgenstock Hotels & Resort está de volta!
E promete ter um futuro brilhante…
Sophia Loren, Audrey Hepburn, Charles Chaplin já sabiam disso há anos.
A jornalista esteve no Bürgenstock Hotels & Resort a convite do Escritório de Turismo de Lucerna representado no Brasil por Vanda Catão.
Crédito das fotos: Paulo Panayotis | Adriana Reis ©oqvpm
Dicas da Dri:
Reserve pelo menos três dias para conhecer e aproveitar o complexo.
Se não for se hospedar lá, vale a pena passar um dia por lá para ir ao spa e aos restaurantes.
Se for apenas passar o dia pegue o primeiro barco e assim conseguir ficar o maior tempo possível por lá.
Serviço
Bürgenstock Hotels & Resort
CH-6363 Obbürgen – Suíça
Site: https://www.buergenstock.ch/en
Informações e reservas: information@buergenstock.ch
Abril 2018
Veja o vídeo Bürgenstock Hotels & Resort: https://www.youtube.com/watch?v=J3oo4F5yL30