• 20 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Hotel Le Cep e seus vinhos dos Hospices de Beaune

Hotel Le Cep e seus vinhos dos Hospices de Beaune

Categoria: Hotelaria

Já imaginou estar na Borgonha e ter a oportunidade de provar uma das garrafas numeradas do leilão dos Hospices de Beaune?  

Para quem não conhece, o Hospice de Beaune é um vinho peculiar nesta região da França. A única forma de adquirir seus brancos e tintos é no leilão anual, realizado sempre no mês de novembro, em Beaune. Depois de arrematado, o barril deve ser retirado das adegas dos Hospices em janeiro do ano seguinte.

Em seguida, o feliz proprietário é responsável por engarrafar e colocar o rótulo com seu nome de acordo com as regras. Só isso já torna o vinho especial.

A rigor qualquer pessoa pode participar leilão, atualmente realizado pela Christie’s. Mas, apesar de ser aberto, definitivamente não é algo para todos os bolsos. Os brasileiros interessados, por exemplo, devem pensar na logística para trazer suas garrafas para o Brasil também.

E foi durante minha estadia no hotel Le Cep que pude provar esta maravilha do mundo dos vinhos. Ao me contar um pouco da trajetória deste lugar, o proprietário, Jean-Claude Bernard, abre um Pommard 2009 feito pelos Hospices de Beaune, engarrafado especialmente para o hotel Le Cep.

Para a harmonização, nada melhor que os típicos escargots da Borgonha. Combinação perfeita para uma noite fria de outono. Encantos da arte de receber com elegância nesta propriedade histórica, que acaba de comemorar sua quinta estrela na constelação da hotelaria de luxo.

No passado, foram necessárias muitas garrafas e conversas para que seus pais, Nerino e Simone Bernard, comprassem o hotel de um antigo antiquário da região.

De lá para cá, foram necessárias muitas reformas, modernizações e restaurações. O resultado é que hoje o hotel Le Cep e Spa Marie de Bourgogne é um cinco estrelas membro do Small Luxury Hotels of the World e do seleto grupo Châteaux & Hôtels Collection

As 65 acomodações estão divididas em construções dos séculos XIV e XVI unidas por um pátio e um jardim. 

No quesito gastronomia o restaurante Loiseau des Vignes, do grupo Bernard Loiseau, traz a autenticidade dos sabores da Borgonha. El está integrado à propriedade.

Jean-Claude, que investe no mercado brasileiro há algum tempo, se orgulha de hospedar famosos nobres e plebeus. 

Entre as celebridades que batem ou já bateram ponto aqui, estão os atores franceses Gérard Dépardieu, Jean Renno, o cineasta Claude Lelouch e o cantor Charles Aznavour. Isso na lista de plebeus. Porque na lista da nobreza, já dormiram aqui os reis da Bélgica e o rei Louis XIV.

O amor pelos vinhos está nos nome dos quartos e até nas amenities, que são feitas à base de uvas. 

Café da manhã até meio dia, chão aquecido nos banheiros, máquinas de café expresso, room service, concierge, bicicletas à disposição, estacionamento estão entre os mimos. Tem ainda um spa incrível.

A ideia, segundo Jean-Claude é manter a autenticidade na arte de receber. Se depender de Le Cep, sua experiência nesta região da França será mesmo única. Louis XIV já sabia disso.

Crédito das fotos - © Créditos: Paulo Panayotis | Adriana Reis ©oqvpm

Jornalista se hospedou no hotel Le Cep a convite do Escritório de Turismo da região Bourgogne Franche Comté, apoio CC Hotels e seguro viagem Travel Ace.

Dicas da Dri:

  • Não deixe de experimentar o spa
  • Reserve uma mesa no restaurante Loiseau des Vignes com harmonização.
  • Aproveite o café da manhã até mais tarde.

Serviço

Endereço: 27, rue Maufoux 21200 Beaune – França - resa@hotel-cep-beaune.com
Informações e reservas: www.hotel-cep-beaune.com/br

Acesse:
Youtube: www.youtube.com/oquevipelomundo
Instagram: www.instagram.com/oquevipelomundo
Facebook: www.facebook.com/oquevipelomundo

VEJA O VÍDEO